Como consultar se seu CPF está sujo no Serasa, SPC e SCPC


Separamos os melhores serviços para você poder consultar a situação do seu CPF e checar se ele está negativado, ou o popular nome sujo.

Muitas pessoas acreditam que se a dívida passar de 5 anos deixará de existir, a verdade é que a dívida irá sim sair do banco de dados do SPC, SERASA ou SCPC, mas a dívida continua existindo, essa empresa ainda poderá cobrar você de forma direta.


Além disso, o recomendado é o consumidor consultar o seu CPF nos três serviços para evitar problemas. A partir do primeiro dia de atraso no pagamento, as empresas devem comunicar por carta avisando que o devedor tem dez dias corridos para quitar a dívida ou abrir uma negociação. Se não o fizer, o nome será incluído no cadastro de inadimplentes.

No Brasil, existem 3 bases de dados usadas por bancos e empresas para realizar a checagem:

  • Serasa – atual Serasa Experian, atualmente existem mais de 57 milhões de inadimplentes em sua base
  • SPC Brasil, o famoso Serviço de Proteção ao Crédito, administrado pela Câmaras de Dirigentes Lojistas e criado em 1968, atualmente existem mais de 59 milhões de inadimplentes em sua base
  • Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), administrado pela empresa Boa Vista Serviços, atualmente existem mais de 60 milhões de inadimplentes em sua base.

Consultar seu CPF no Serasa Grátis

Para consultar seu CPF no Serasa de forma gratuita, você pode ir pessoalmente em qualquer uma das agências do Serasa espalhadas pelo Brasil (veja os endereços aqui). Lembrando que a consulta é individual apenas para o titular do CPF ou procurador portando procuração com firma reconhecida em cartório assinada pelo titular do CPF (veja aqui os documentos).

Enviando uma carta de próprio punho ou impressa, solicitando essas informações para o Serasa (veja mais informações desse tipo de envio).

Agora caso queira consultar pela internet, infelizmente, o Serasa cobra uma taxa de R$9,90 no plano mensal para realizar essa consulta pelo seu site. Acesse o site do Serasa.

Consultar seu CPF no SCPC Boa Vista Grátis

Para checar a situação do CPF no SCPC, é preciso acessar o site Consumidor Positivo e clicar no botão “Fazer Uma Consulta”, realizar a sua inscrição e depois digitar o e-mail e a senha. Em seguida, o site informa se consta alguma pendência no sistema.

Caso você queira checar presencialmente, basta ir em qualquer uma das agências do SCPC (veja os endereços), levando o seu CPF e um documento de identidade.

Além disso, caso você seja usuário de Smartphone, o SCPC fez uma parceria com o aplicativo financeiro Guia Bolso, em que no próprio aplicativo gratuito, você consegue checar essas informações.

Download do Guia Bolso para Android
Download do Guia Bolso para iOS (Iphone, Ipad, Ipod)

Consultar seu CPF no SPC Grátis

Para checar presencialmente a situação do seu CPF, basta ir em um dos postos de atendimento do SPC Brasil, levando o CPF e documento de identidade com foto (endereços aqui). Ao realizar a consulta, é informado o débito pendente e os dados da empresa que está cobrando esse débito.

O SPC Brasil também não disponibiliza a consulta a nome sujo pela internet de forma gratuita, apenas presencialmente.

Agora, para checar o seu CPF pela internet, é necessário pagar o valor mínimo de R$9,90 na loja online do SPC Brasil.

One thought on “Como consultar se seu CPF está sujo no Serasa, SPC e SCPC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *